top of page
Foto do escritorRubria Liliane

A SAÍDA - OPEN YOUR EYES


Post da série - A Saída

Me peguei intrigada com a série A Saída, título original “Open Your Eyes, lançada em 2021 e disponível na Netflix.


No início eu achei chato e por pouco eu não deixo de assistir, mas em um determinado momento eu comecei a ficar intrigada com a história.


A série inicia com uma moça acordando em uma clínica que promete ajudar pacientes a recuperar suas memórias. Em dado momento, a personagem principal começa a observar situações muito estranhas, e a partir disso, começa a questionar tudo o que se passa por lá.  Após conseguir fugir da clínica e ser resgatada novamente pelos supostos médicos, a personagem se joga em um rio.

Personagem Karolina em cena do filme.

Logo depois ela acorda no mundo real, e percebe que esteve em coma todo esse momento, e tudo o que ela viveu não passou de um terrível pesadelo. Aliviada ela segue para casa com sua família.


Até que ela começa observar que pessoas que estavam no seu sonho também existem na realidade, e que elas também estavam presentes nessa clínica em seu pesadelo.

Após uma série de coincidências, Karolina então começa a desconfiar de um mundo paralelo. E começa sua saga em busca de entender o que lhe aconteceu.


Fiquei paralisada com o desenrolar da história, e dela podemos tirar diversas reflexões.


Estou aguardando a próxima temporada para então encaixar mais algumas situações inusitadas da história, mas aqui ficará as primeiras reflexões que podemos tirar dessa trama.


Fato é, como uma boa jornalista investigativa, eu sempre sou atraída por mistérios e histórias conspiratórias em filmes e séries. Mas, ainda mais, pelas reflexões e ensinamentos que isso pode nos trazer.


Sabemos que o mundo não é perfeito, que existem instituições exploradoras, sistemas movidos pelo dinheiro e feitos para sugar tudo de pessoas mais vulneráveis. E é justamente isso que essa série pode nos fazer enxergar.


A ideia que a série traz é de uma instituição que consegue, de alguma maneira, subtrair determinado talento de um paciente e transferir para outra pessoa.


A personagem principal é uma pianista muito talentosa, porém quando ela acorda do coma nessa clínica, ela não sabe mais tocar piano, mas curiosamente, uma pessoa próxima a ela não tinha talento algum, e agora toca como Ludwig Van Beethoven.


Acontece que outra paciente que era uma Tenor famosa, também estava nesta suposta clínica de tratamento no pesadelo (que no mundo real era um coma em um hospital específico), e quando ela desperta do coma, ela perdeu a voz de Tenor.


Cena da série

É de arrepiar os cabelos saber que isso fosse possível no mundo hoje, isso aconteceria. As pessoas seriam capazes de tal ato.


Alguém dormiria e acordaria com a voz da cantora Celine Dion. E a Celine Dion perderia sua preciosa voz. Passaria despercebido, afinal, os caçadores de talentos estão por aí. E a internet deu voz as pessoas sem grandes oportunidades.


Se fosse real, seria muito sinistro, não?!


A temporada termina com Karolina entendendo o que está acontecendo, e sabendo quem está por trás de tudo. Ela tenta voltar “ao coma”, para ter acesso a clínica de tratamento do “pesadelo” e tentar alertar as amigos que fez lá dentro. E “acorda” no local novamente.


Vamos aguardar o que vem por aí.






Rubria Liliane Imamura

Jornalista, escritora entusiasta.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page